top of page
  • Foto do escritorCarolina Correia

Mas Mukti porquê?

Atualizado: 14 de jan. de 2021

Mukti é a marca que escolhi para representar o meu percurso pessoal na prática do Yoga e a essência que procuro trazer nas minhas aulas. Eis o porquê.

 

O que significa?

Mukti, ou no original sânscrito मुक्ति, significa libertação. Mukti, ou Moksha, derivam da raiz muc: libertar, soltar, deixar ir. Para deixar espaço para algo melhor.


Pode parecer difícil nos dias que correm alcançar este estado de Mukti. Seja pelas responsabilidades que sentimos o dever de cumprir, ou mais propriamente as sensações, estados emocionais que essas responsabilidades pesam sobre nós, dia após dia.


Origens do Conceito

Talvez fosse mais fácil desprender de tudo quando o conceito foi pensado, o que se estima ter sido pelo menos a cerde de 1000 anos a.C., com as suas primeiras referências nas escrituras milenares do Yoga - os Vedas e as Upanishads. Talvez não houvessem tantas responsabilidades, tantos afazeres, tanta complexidade nas vidas humanas, como há hoje. Ou se calhar exatamente o oposto, eram vidas bem mais difíceis por esta época - e maior a necessidade sentida de auto-libertação.


Sabem, aquela sensação de insatisfação, frustração, ansiedade, dúvida, mau-estar que não parece ter origem em nada, que não parecer ter solução. Aquela sensação que mesmo quando tudo parecia estar sob controlo ou a correr bem, parece estar mesmo ali ao virar da esquina, prestes a nos assolar.


Pois é, tem muitas expressões diferentes mas muitas vezes podemos resumi-la ao sentimento de prisão, conformação. Não é raro nos sentirmo condicionados a pensamentos indesejados, pouco construtivos ou pouco frutíferos. Aliás, constatamos que é tão comum e tão transversal que o termo para a sua solução tem pelo menos três milénios. E ainda hoje nos batalhamos com esta questão.


Levado à total extensão do seu significado, é um conceito épico. Libertar dos ciclos de reencarnação, das camadas de identidade, da ilusão do ego e da perceção que limitam a nossa experiência na vida (Maya).


Qual é o papel do Yoga aqui?

Simplificando, o Yoga não é mais do que um vasto sistema de técnicas e tecnologias, de corpo e mente, para percorrer esse caminho. Para chegarmos a este estado de graça total.


Mukti é um conceito filosófico mas acredito que a sua procura é muito real para muitos de nós. Será uma missão impossível viver assim? Não sei!


Mas?

Sei que para já não temos de o levar tão longe. Acredito sim, que devemos a nós mesmos, fazer o que podemos para viver bem, e que o Yoga e a Meditação são caminho certeiros para o efeito, e para todas as mudanças positivas que acontecem no caminho. Talvez essas mais importantes ainda que o suposto resultado final.


Foi um vislumbre de Mukti que me inspirou a criar a Mukti, e agora era o momento de o partilhar.


Namaste,

Carolina

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page