top of page
  • Foto do escritorCarolina Correia

O Gayatri Mantra e a Busca Pelo Nosso Caminho

ॐ भूर्भुवस्वः ।

तत् सवितुर्वरेण्यं ।

भर्गो देवस्य धीमहि ।

धियो यो नः प्रचोदयात् ॥


Om bhur bhuvaha svaha

Tat savitur varenyam

Bhargo devasya dhimahi

Dhiyo yonah prachodayat


Deus, doador da vida, removedor da dor e da tristeza, que garante a felicidade; Criador do Universo, possamos nós receber a Tua suprema luz, destruidora dos pecados; possas Tu guiar o nosso intelecto no caminho certo.

 

O que é o Gayatri e porque te podes identificar com ele?


O Gayatri é um mantra central da cultura hindu e está presente nos quatro textos dos Vedas e no Gita. Mas importa lembrar que é uma mensagem universal e entenda-se Deus como faça sentido a cada um.


O Gayatri também foi o primeiro mantra que eu escutei, guiada pela minha mestre. Ouvi uma vez e ficou na minha mente para sempre. Dou por mim a repetir a sua letra e a sua intenção várias vezes desde então. Chega a ficar dias inteiros comigo.


Os mantras não servem apenas para incorporar um sentimento ou intenção, mas são ferramentas extraordinárias para concentrar a nossa atenção e limpar a mente das suas habituais oscilações e perturbações. Possibilitam um espaço de silêncio mental.


Mas o Gayatri tem para mim um significado muito especial também.


É um mantra que pede a Deus, ao Universo, à Natureza, à Nossa Essência - é um conceito que está livre à interpretação do divino que cada um tenha em si e para consigo - inspiração e clareza sobre o caminho certo para nós.


Desde que me lembro de ser gente, que questiono qual é o caminho certo, qual é o meu papel, quais são as minhas prioridades. Nunca aceitei que fosse tudo aleatório, nem muito menos que fosse outro a tentar definir esse caminho por mim. Mas permaneço na incerteza. Será que algum dia descobrimos, temos certezas?


Faço o que me faz sentido a cada momento mas de tempos em tempos, o momento vivido,, é tomado por incertezas.


Há por aí mais seres como eu, com muitas questões?


Namaste,

Carolina

38 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page