• Carolina Correia

O que é o Sankhya e qual a sua ligação ao Yoga?

Sankhya ou Samkhya (सांख्य), "Enumeração" na sua tradução livre, é simultaneamente uma ontologia da criação da consciência e um guia filosófico do tipo naturalista para a prática espiritual ou sadhana.



Uma distinção de duas forças naturais percorre os aforismos do Samkhyakarika, a obra mais antiga registada deste sistema de pensamento:


  • Prakrití (प्रकृति), a substância primária que origina todos os corpos, formas e fenómenos de vida que observamos no plano físico por todo o universo.


  • Purusha (पुरुष), a consciência que exerce essa observação sobre a matéria, comum a todos os seres. O espírito, imutável e sem causa. Aquilo que podemos chamar de alma. Aquilo que difere o nosso corpo do nosso ser.


Por vezes é interpretado como uma tradição paralela ao Yoga por ser fundamentalmente teórico e o Yoga ser experiencialista.


Porém, o exercício de Sankhya, através do uso da lógica e da psicologia, partilha o mesmo propósito do exercício do Yoga, com recurso destacado para a prática de meditação.


O propósito é descobrir a nossa verdadeira natureza em Purusha e por ela encontrar Mukti - a libertação da nossa consciência em relação ao sofrimento e à ignorância humana.


Poder viver acima da condição da mente humana e em contentamento.

Acima das nuvens, em céu aberto.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo